domingo, 29 de novembro de 2009

Vinho da Semana: Montes Alpha Cabernet Sauvignon 2007

** Montes Alpha Cabernet Sauvignon 2007 **
Produtor: Viña Montes
Origem: Valle del Colchagua (Chile)
Uvas: Cabernet Sauvignon
Safra: 2007
Importadora: Mistral
Preço Aproximado: R$ 70,00

Um vinho que ainda não tinha saído como vinho da semana pela relação Real X Dolar. Agora que estamos com uma boa taxa, ele sem dúvida deveria estar nesta lista. É um dos vinhos mais conhecidos do Chile, pela sua alta qualidade. Foi um dos principais vinhos que alavancaram a imagem da Viña Montes e colocaram esta importante e competente vinícola entre as maiores e melhores do Chile e porque não, do novo mundo. Sobre o vinho, ele já recebeu inúmeros elogios de críticos como Robert Parker, a Revista Decanter e a Wine Spectator. É um vinho redondo, macio, equilibrado e comparável a muitos bons franceses, com a vantagem de custar bem menos. Uma das melhores compras entre todos os vinhos que já postei nesta coluna!


CHEERS!!

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Geografia do Vinho - Toscana Parte I

Já faz um tempo que escrevi o último post sobre a Geografia do Vinho, ainda na Itália. Na verdade, precisava de um tempo para escrever sobre esta, que é uma região espetacular: A Toscana. A Toscana que serve de cenário para tantos filmes e que serve de inspiração para escritores e muita gente! E não é pra menos. É uma região abençoada por Deus com suas colinas, seus imensos campos e vinhedos e também pelas históricas cidades como Firenze, Siena, Assisi, San Giminiano, Lucca e muitas outras.

Enologicamente falando, não vou conseguir falar tudo num post só. Então vou dividir em 4 partes: A primeira falando das características gerais da região; a segunda dedicarei apenas aos Chiantis; a terceira apenas aos Brunellos e a quarta e última, juntarei todos os outros vinhos desta região, mas não menos deliciosos e importantes!

A Toscana é uma região maravilhosa. Além da parte histórica dela, que é riquíssima, afinal, entre outras coisas, foi o berço do Renascimento, a importância vinícola dela é muito grande não só para a Itália como para o mundo todo. Lá estão 3 dos mais importantes vinhos da Itália e do mundo: Brunello di Montalcino, Chianti e Vino Nobile di Montepulciano. Há outros excelentes vinhos como o Vin Santo, o Vernaccio di San Giminiano, Rosso di Montalcino e é claro, os famosos Supertoscanos.

Geograficamente ela é formada em sua grande maioria por colinas e é perfeita para o cultivo de uvas, pois a maioria dos vinhedos fica nas encostas, expostas ao sol de uma maneira com que as uvas amadureçam da melhor forma possível.

A região está localizada no meio de outras regiões vinícolas: Fica entre A Emilia-Romagna, Marche, Lazio e a Úmbria. E ainda um pedacinho ao sul da Ligúria.

Várias são as uvas plantadas na região, mas a principal delas é a italianíssima Sangiovese. É uma uva fascinante e ao mesmo tempo difícil de se cultivar, tanto é que inúmeros testes são feitos no mundo todo, mas ela realmente só alcança a sua plenitude na Itália. E é uma uva que possui diversos clones espalhados pela região. Os principais são a Brunello (Sim, o mesmo nome do vinho), a Sangioveto ( Chianti) e a Prugnolo (Nobile di Montepulciano).

Bom, deu pra ver que assunto não falta na Toscana, certo? Então a próxima sairá da teoria e vai para a prática falando do lendário e delicioso Chianti.


CHEERS!!

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Projeto Eno-Social

Recebi esta dica do Ronaldo Gasparini, e achei bem legal para dividir com vocês. A importadora Vinea resolveu fazer um projeto especial e social e reuniu três grandes produtoras (Sim, mulheres, produtorAs)de vinhos e criou o projeto Damas do Vinho.


O projeto contará com a chilena Maria Luz Marin, da Casa Marin, que elaborou um Sauvignon Blanc, a italiana Piera Martellozzo, da vinícola Piera Martellozzo, que desenvolveu um espumante rosé e a portuguesa Luisa Amorim, da Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo, que produziu um tinto do Douro. Serão apenas 1.500 kits numerados, que virão com as 3 garrafas e com rótulos especialmente criados pela designer Adriana Barra.

Estes kits custam caro, mas se considerarmos o propósito deles, vale a pena para quem puder pagar. Serão R$ 692,00 por kit e parte da receita será revertida para a ONG Banco de Alimentos de forma efetiva: cada kit vai ajudar a alimentar uma pessoa carente durante um ano. Uma iniciativa diferente, bacana e que mostra que o vinho pode também ajudar os mais carentes!


Para mais informações, acessem www.damasdovinho.com.br


CHEERS!!

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Catálogos e News das Importadoras: Novembro 09

Recebi o catálogo de final de ano da Grand Cru junto com um outro catálogo que eles chamam de “Seleção Completa Grand Cru 2009”.

O catálogo de final de ano traz muitas alternativas de presentes com kits e cestas para presentear neste final de ano de todas as faixas de preço.

As cestas vão desde as mais simples (R$ 79,00) até as mais luxuosas (R$ 7.500,00). Há também uma última parte com adegas Eurocave, luxuosas e até onde ouvi falar, muito boas. E por último, uma linha de taças exclusivas Gradn Cru, de cristal Schott Zwiess.

Sobre o “Seleção Completa Grand Cru 2009”, é um catálogo “curto e grosso”. Praticamente uma lista de vinhos que compõe o portfólio da importadora. Não chega a ser aquele catálogo “gordo” com informações sobre os produtores e países. Se a intenção era exatamente ser uma lista de vinhos, fácil de ser consultada, acho que a idéia é bacana e útil. Se o intuito era ser o novo catálogo deles, ficou aquém pelo nível da importadora.

CHEERS!!

sábado, 21 de novembro de 2009

Vinho da Semana: Enate Crianza Tempranillo / Cabernet Sauvignon 2003

** Enate Crianza Tempranillo / Cabernet Sauvignon 2003 **
Produtor: Enate
Origem: Somontano (Espanha)
Uvas: Tempranillo e Cabernet Sauvignon
Safra: 2003
Importadora: Expand
Preço Aproximado: R$ 79,00


Mais uma prova que minha "fase espanha" está bem em alta ainda. Este é um vinho bacana, bem espanhol nas características, com uma madeira equilibrada e um nariz de um vinho já com uma certa idade para a estrutura que tem, afinal, ele é um crianza e não um reserva ou gran reserva, o que conferem maior estrutura ao vinho. A porção de cabernet sauvignon presente nele dá uma encorpada e estruturada na tempranillo e deixa o vinho bem redondo.


CHEERS!!

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Novo Site para os Vinhos Nacionais.

Continuando com o movimento de dar mais visibilidade e valrização aos nossos vinhos, que muitos de nós ainda tem cerrto preconceito, queria indicar a vcs que entrem no novo "site do vinho brasileiro" http://www.vinhosdobrasil.com.br/vinhosdobrasil.php.

Este é um movimento que a cadeia do vinho nacional está fazendo, com uma campanha que tem como assinatura "Abra e se abra", que propôe exatamente que as pessoas quebrem o preconceito, abram um vinho nacional e vejam que temos produtos de qualidade. tudo bem, vão vir os críticos falar do preço e tudo mais, mas o fato aqui é que antes de pensarmos no preço, muitos nem consideram comprar ou beber um vinho nacional. E tenho certeza que não é pelo preço e sim pelo puro preconceito de achar que não temos qualidade para competir com os importados.

Não estou aqui pregando uma de nacionalista fanático e nem enganando a mim mesmo dizendo que nossos vinhos são melhores que os outros. Já disse algumas vezes e repito: Ainda temos muito a percorrer no mundo do vinho. Mas quanto mais estimularmos a nossa indústria, mais rápido ela vai se desenvolver. Não acho que tão cedo chegaremos perto de um Brunello, de um Barolo, um Bordeaux, um bom Rioja ou Borgonha. Mas como os chilenos e argentinos cresceram, nós também podemos.

Enfim, o post era pra falar que o novo site está muito bacana, descomplicado e fácil de se navegar. Além des bem instrutivo!
Depois de entarem, se quiserem, dêem suas opiniões!


CHEERS!!

A Internet a Serviço do Vinho

Um dos principais eventos enológicos do ano aconteceu na cidade de Logroño, Espanha, nos últimos dias 12 e 13 de Novembro. O Wine Future Rioja é um congresso internacional realizado pela Academia Espanhola de Vinho, que reuniu mais de 1.000 profissionais ligados ao vinho e representantes de 40 países. O evento teve como principal objetivo discutir as tendências do mercado mundial, países emergentes, como o Brasil e outros assuntos estratégicos.

Entre as coisas que foram discutidas, uma em especial me chamou a atenção. Não que seja a "descoberta da roda", mas é algo que realmente o mundo vinícola deve olhar com mais atenção: Segundo as discussões e conclusões, o uso da internet, especialmente as redes sociais (Twitter, Orkut, Facebook e outros) e blogs deve ser muito importante para o amadurecimento e crescimento deste mercado pelo mundo. São formas de alcançar o consumidor e formador de opinião que devem ser melhores exploradas.

Isto hoje não é uma prática muito comum, pois o vinho, como uma bebida tradicional, ainda enfrenta algumas resistências de se "modernizar". Não digo que é para modernizarmos o vinho, mas modernizarmos e atualizarmos as abordagens e modos de falar com o consumidor, pois ele está cada vez mais exigente e cada vez mais ávido por novidades e informações. Hoje, os estudiosos, conhecedores, profissionais e até os leigos, procuram informações em livros e revistas e principalmente na internet. E ouso dizer que destes públicos, o que merece mais atenção é o dos leigos, pois estes muitas vezes procuram até mais informações que os conhecedores, pois querem e precisam ter certeza do que estão bebendo. Daí as conclusões de que estes canais são importantes.

Entre outras coisas que aconteceram no evento, houve também uma degustação de vinhos e espumantes nacionais pela crítica Jancis Robinson e pelo "web-celebrity" Garry Vaynerchuck, do Wine Library TV. Segundo JR, os nossos vinhos tem melhorado a qualidade, pois a fruta está aparecendo mais e as características dos vinhos estão mais consistentes. Ela tem acompanhado a evolução dos nossos vinhos desde 2003, quando provou os primeiros vinhos nacionais. Nesta degustação estavam representadas as seguintes vinícolas brasileiras: Boscato, Cordelier, Casa Valduga, Dal Pizzol, Miolo, Panizzon e Salton.

Enfim, mais do que falar do evento, quis falar um pouco desta relação vinho-internet. Acho que muito ainda deve ser explorado e discutido. E isto só nos trará benefícios!


CHEERS!!

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Lista dos Tops 100 Wine Spectator

Enfim, saiu uma das mais espradas listas de pontuação de vinhos do mundo! A tão esperada lista dos Top100 da Revista Americana Wine Spectator divulgou em primeira mão para os seus assinantes a lista dos 100 melhores vinhos. Lista esta que costuma em muitos casos, elevar bastante o preço dos vinhos em alguns lugares, afinal, fazer parte desta seleta lista não para qualquer um.

Eu particularmente achei uma litsa muito cheia de vinhos americanos. Nada de estranho por se tratar de uma revista americana. Mas acho que eles deveriam pensar bem antes de colocar tantos vinhos americanos na lista. Afinal, pode parecer patriotismo em excesso, não?

A grande curiosidade dos 20 primeiros é o predomínio de Italianos e como já disse antes, americanos. Se somarmos as 2 nacionalidades temos 17 vinhos (6 dos EUA e 7 Italianos). Os restantes são um francês, um espanhol e um australiano.

Cabe um último comentário: Talvez vôcês estranhem um vinho de 96 pontos ficar atrás de um vinho de 95. Ou um vinho de 99 pontos, beirando a perfeição, ficar atrás de um outro de 94. O que eles fazem ao elaborar a lista é avaliar também a relação preço-qualidade. Ou seja, o de 99 pontos está atrás do de 94 pois o seu custo-benefício não é tão bom quanto o que tem a pontuação 'técnica' melhor.

Seguem abaixo os 20 primeiros da lista!

1. Columbia Crest Cabernet Sauvignon Columbia Valley Reserve 2005 - Estados Unidos - 95 Pts
2.
Numanthia-Termes Toro Termes 2005 - Espanha - 96 Pts
3.
Domaine du Vieux Télégraphe Châteauneuf-du-Pape La Crau 2007 - França - 95 Pts
4.
Kosta Browne Pinot Noir Sonoma Coast 2007 - Estados Unidos - 95 Pts
5.
Barone Ricasoli Chianti Classico Castello di Brolio 2006 - Itália - 96 Pts
6.
Chappellet Cabernet Sauvignon Napa Valley Signature 2006 - Estados Unidos - 94 Pts
7.
Renato Ratti Barolo Marcenasco 2005 - Itália - 96
8.
Fontodi Colli della Toscana Centrale Flaccianello 2006 - Itália - 99 Pts
9.
Merry Edwards Sauvignon Blanc Russian River Valley 2007 - Estados Unidos - 96 Pts
10.
Brancaia Toscana Tre 2007 - Itália - 93 Pts
11.
Poggio Il Castellare Brunello di Montalcino 2004 - Itália - 96 Pts
12.
Saxum Broken Stones Paso Robles 2006 - Estados Unidos - 96 Pts
13.
Fattoria di Felsina Toscana Fontalloro 2006 - Itália - 95 Pts
14. Two Hands Shiraz Barossa Valley Bella's Garden 2007 - Austrália - 94 Pts
15.
Marchesi de' Frescobaldi Brunello di Montalcino Castelgiocondo 2004 - Itália - 95 Pts
16.
Uccelliera Brunello di Montalcino 2004 - Itália - 97 Pts
17.
Carlisle Syrah Russian River Valley Papa's Block 2007 - Estados Unidos - 98 Pts
18.
Argyle Extended Tirage Willamette Valley 1999 - Estados Unidos - 95 Pts
19. Landmark Syrah Sonoma Valley Steel Plow 2006 - Estados Unidos - 94 Pts
20.
Hall Cabernet Sauvignon Napa Valley Kathryn Hall 2006 - Estados Unidos - 96 Pts

CHEERS!!

As Preferências das Mulheres

Li no site da Revista Adega, uma pesquisa realizada com mulheres blogueiras, a pedido da Wine, loja virtual de vinhos, que avaliou como é a relação delas com o vinho, e em que ocasiões o consomem. As conclusões gerais foram bem interessantes: a maioria destas mulheres prefere beber durante encontros romanticos ou para comemorar algo. E eles realmente acreditam que o vinho faz bem à saúde. Vamos a alguns outros pontos:

.:. Procedência da bebida: 39% consideram "muito importante"; 50% dão importância mediana.

.:. Países preferidos: França e o Chile, com algumas outras menções a Portugal, Itália e Argentina.

.:. Faixa de Preço: A preferência é por vinhos mais baratos, na faixa de 15 a 40 reais.

.:. Tipo de Uva: Preferem os vinhos produzidos a partir de uma única uva; 83% levam em conta o tipo de uva ao escolher a bebida. As variedades mais citadas foram as tintas: Carménère, Syrah, Merlot e Cabernet Sauvignon. E cadê os vinhos brancos? Bom, pelo jeito elas tem grande preferência pelos tintos, afinal apenas 15% priorizam o vinho branco. Apareceram também o vinho do porto, com 9% e o Rosé com 3%. Pra quem dizia que os Rosés são vinhos femininos, aí está um indício de que não é bem assim. Os espumantes também foram muito citados, com 30%.

Achei uma pesquisa interessante, mas que precisamos lembrar que o público pésquisado foi um público conhecedor e pode não refletir a média das mulheres em geral.

Então, um CHEERS especial a estas criaturas que nos fazem felizes... E gostam de vinho!

domingo, 15 de novembro de 2009

Vinho da Semana: Remole IGT 2007

** Remole IGT 2007 **
Produtor: Frescobaldi
Origem: Toscana (Itália)
Uvas: Sangiovese e Cabernet Sauvignon
Safra: 2007
Importadora: Grand Cru
Preço Aproximado: R$ 64,00


Este é um belo vinho italiano em sua faixa de preço. Já havia bebido este vinho antes, quando ainda era distribuído pela Terroir. Feito pela mão competentes do Marchesi di Frescobaldi, é um vinho jovem, que traz a leveza da Sangiovese com a estrutura da Cabernet Sauvignon. Um vinho, portanto, equilibrado. Uma boa pedida para o final de ano, e que pode ser bebido até um pouco mais freco que a temperatura usual dos tintos.


CHEERS!!

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Novidade Miolo para o Final do Ano

A Miolo Wine Group está preparando uma novidade para o final de ano, época de muitas comemorações e que o consumo de espumantes aumenta bastante. Eles vão lançar em novembro, a linha Miolo Cuvée Tradition. Elaborada pelo tradicional método francês champenoise, aonde a segunda fermentação é feita na garrafa e não em tanques como no método charmat, que é um método mais novo e industrial. Até por esta razão os Champanhes, que são feitos através do método champenoise são bem mais caros, pois este processo é artesanal e requer maiores cuidados e o charmat é mais industrial.

A nova linha é composta por três produtos produzidos e engarrafados no próprio Vale dos Vinhedos: Brut, Brut Rosé e Demi-Sec. Segundo Adriano Miolo, diretor técnico do grupo, a nova linha substituirá os consagrados Miolo Brut e o Miolo Brut Rosé, pois a linha Cuvée Tradition é uma evolução destes produtos”.

O lançamento do Cuvée Tradition tem o desafio de consolidar a liderança da empresa como uma das maiores produtoras de espumantes das Américas pelo método champenoise e conquistar consumidores que valorizam a tradição e a qualidade evidenciadas por esse método de elaboração. Assim como as champanhes francesas, os espumantes da linha serão elaborados com as uvas Pinot Noir e Chardonnay. Além dessas duas uvas, o corte do Miolo Brut era feito com a merlot.

O projeto Cuvée Tradition exigiu investimentos de aproximadamente R$ 5 milhões e os recursos foram aplicados na modernização dos vinhedos e em máquinas específicas para o champenoise. O projeto determinou a automatização de todo o sistema da vinificação com alta tecnologia objetivando viabilizar um sistema artesanal em escala de produção. A tecnologia foi importada da Europa e desenvolvida no Brasil.

Acho que estes produtos não ficam nada atrás de alguns proseccos que vemos e bebemos nas festas de final de ano e aqui vai uma provocação minha para os leitores, que é para privilegiarmos e estimularmos o consumo dos nossos ótimos espumantes!!


CHEERS!!

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Ele Chegou!

Pronto! Chegamos em Novembro, mês que muitos enófilos gostam de testar ano após ano, o resultado do Beaujolais Noveau, vinho jovem, feito de uvas Gamay, que tem uma tradição que começou em Lyon e que hoje já atinge o mundo todo. Uma ação de puro marketing, já que para os seguidores desta tradição, é muito mais importante beber o quanto antes o vinho do que avaliar sua qualidade.

Ano passado já postei um texto sobre este "vinho marqueteiro". Não vou repetir novamente aqui apenas para ocupar espaço... então, aos qu quiserem relembrar, o post é este.

Já comecei a receber e-mails sobre a chegada do exemplar deste ano. A Mistral foi a primeira a mandar, para divulgar o vinho de seu produtor, o famoso Joseph Drouhin. Certamente outros virão nos próximos dias.

Consta que a safra de 2009 produziu ainda menos quantidade do que a safra do ano passado, que já havia sido a menor dos últimos 15 anos. Graças aos rendimentos muito baixos nos vinhedos, a qualidade dos Beaujolais Nouveau 2009 está excelente, com vinhos mais concentrados.

Aos que experimentarem e quiserem postar suas impressões, o espaço está aberto como sempre!

Como dizem os franceses nesta época do ano, Le Beaujolais Nouveau est arrivé!!!


CHEERS!!

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Iniciativa Inédita e Deliciosa!

O mundo do vinho, como sabemos, costuma atrair cada vez mais adeptos e curiosos. Cada um na intensidade que lhe convém: Uns mais intensamente, outros menos. Um caso de alguém que realmente mergulhou neste mundo foi mostrada pelo engenheiro agrônomo brasileiro Leori Hermann, que junto com amigos, fundou um formato de clube inédito em Curitiba: Eles compraram um lote de Cabernet Sauvignon em Santa Catarina, conseguiram o apoio da Vinícola Franco-Italiana, de Colombo, que cedeu as instalações, e ainda contaram com a consultoria de dois enólogos da Serra Gaúcha para fazerem um vinho produzido por eles. E as primeiras garrafas já saíram.

Mas a idéia inicial não era esta. Eles queriam apenas comprar as uvas e contratar um enólogo para vinificá-las. Mas,resolveram ir mais além e testar seus dotes enológicos. O grupo passou a se reunir periodicamente na Vinícola Franco-Italiana, assumindo todas as decisões que ocorrem durante o processo, com a consultoria dos 2 enólogos gaúchos.
A única etapa que não foi acompanhada pelo grupo foi a produção e crescimento das uvas, já que as compraram prontas de uma vinícola de Santa Catarina. Mas na próxima safra a proposta é que os participantes acompanhem esta etapa também, completando assim todo o ciclo de produção do vinho. E a boa notícia é que o clube está aberto a novos, poucos e sortudos participantes.

Mais informações podem ser conferidas no blog http://www.wineclubefrancoitaliano.blogspot.com/. O blog traz fotos e informações legais. Vale a pena a visita para ter uma noção de como foi esta experiência deles!


CHEERS!!

domingo, 8 de novembro de 2009

Vinho da Semana: Viñas del Vero Syrah Coleccíon 2004

** Viñas del Vero Syrah Coleccíon 2004 **
Produtor: Viñas del Vero
Origem: Somontano (Espanha)
Uvas: Syrah
Safra: 2004
Importadora: Mistral
Preço Aproximado: R$ 55,00



Este é um belo achado da Mistral, de uma região ainda pouco conhecida. Somontano fica no nordeste da Espanha, quase divisa com a França e é uma D.O (Denominação de Origem) relativamente recente (1985). O vinho é um ótimo custo-benefício e que levou 93 pontos do Guia CAMPSA, importante guia espanhol de restaurantes e vinhos. Um vinho agradável, estruturado, que passa 10 meses em barricas novas de carvalho francês. Uma boa compra!


CHEERS!!

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Eventos Borbulhantes

Final de ano se aproximando e com isto, as comemorações começam a todo vapor. Já em Novembro teremos 2 eventos bacanas, focados numa bebida sensual, cheia de charme e história: O Champanhe. A Wine School do amigo RicardoBohn Gonçalves e a Grand Cru estão organizando jantares tendo a Champanhe como astro principal. Vamos a eles:

Wine School.
Como já é tradicional no mês de Novembro, A wine School realiza uma degustação de Champanhes com um cardápio especialmente harmonizado. As Champagnes servidas serão:

- Duval Leroy Fleur de Champagne Brut
- Laurent Perrier BrutDrappier
- Carte D'Or Brut
- Piper Heidsieck Brut
- Delamont Brut
- Drappier Brut Nature Zero Dosage

O cardápio será composto de:
Entrada: Salada com quiche de alho poró
Prato Principal: Risoto de Cogumelos com aromas de trufas
Sobremesa: Merengue de Morango com calda de menta

Local: Philippe Bistrô - Rua Normandia, 103 Moema - SP
Valor: R$ 170,00 (incluído jantar, champagnes, águas, café e serviço)
Data: 3ª e 4ª feira - 10 e 11 de Novembro de 2009
Horário: 20:00h

Para mais informações:
Tel: (11) 3676-1781


Grand Cru.
A importadora está lançando a campanhe Gosset em seu catálogo. Esta que é a mais antiga produtora de champanhes e tem produtos maravilhosos!

O jantar será no restaurente La Mar e terá seu menu composto de:
Prato 1: Tiradito Laqueado
Champanhe: Gosset Brut Excellence.
Prato 2: Cevihe "Tifa"
Champanhe: Gosset Grand Reserve Rosé
Prato 3: Tacotaco com Polvo
Champanhe: Gosset Millesime 1999

Prato 4: Crocante de Camucamu
Champanhe: Gosset Grand Reserve Rosé

Informações com Patricia Aires - 3062-6388:
Local: Restaurante La Mar
Data: 17 de Novembro 2009
Horário: 20:00
Valor : R$ 190,00


CHEERS!!

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Terra de Gigantes

Quinta-Feira passada, 29.10, tivemos mais um capítulo da confraria dos publicitários. E como tem sido em todas as outras, o nível está subindo cada vez mais. O nosso passeio por Bordeaux foi sensacional. Foi um jantar que nos fez literalmente nos sentirmos na região vinícola mais famosa do planeta. Claro que há pessoas que vão falar que é a mais famosa é Champanhe e outras que vão falar que é a Borgonha. Mas para mim, Bordeaux é a principal região vinícola do planeta!

As duplas desta vez resolveram apelar, no bom sentido. E ainda tivermos, para começar os trabalhos, uma surpresa levada pelo meu dupla, Marcio, o Íris du Gayon, um vinho que tem uma produção limitadíssima feita entre o Mouton e o Lafitte Rotshild. Uma localização de dar inveja a qualquer ser humano.

O local escolhido foi a Vinheria Percussi, e fomos servidos e muito bem tratados pelo já conhecido sommelier Jonas. Um tratamento VIP. Depois de começarmos com a surpresa levada pelo Marcio, O Íris du Gayon (Fazendo uma homenagem ao confrade Gustavo Gaion), começamos os trabalhos às cegas. Um vinho mais surpreendente que o outro. O que nos fez ter uma votação diferente, pois o nível estava muito alto. Tivemos que escolher 2 dentre os 4 vinhos, para fazerem uma final. Os vinhos com maior votação foram o 3 e 4, que até então não sabíamos quais eram. Com isto, desvendamos os 2 primeiros vinhos: Château Kirwan 2004, 88 pontos WS, levado pelo Edu e pelo Gaion. O outro foi um Clerc Milon 2003, 93 pontos WS, levado por mim e pelo Marcio.

Com isto, o meu medo se tornava cada vez mais forte: Será que o Gomez ou o Dado, que já eram bi-campeões, iam levar o Tri. Como estavam em duplas separadas, certamente um dos dois seria Tri. Então, que fosse o Gomez, um tricolor carioca gente boa e menos chato que o Dado, corinthiano sofredor e que certamente iria me encher muito mais o saco. Até porque ele faz parte da nossa outra confraria, então eu teria que aturar a encheção por mais tempo. Como a Lei de Murphy impera nestas horas, ao desvendar o ganhador, o vinho número 4, vi que eu estava perdido. Sim, o Dado levou o Tri, formando dupla com o Herbert, que pelo menos é são-paulino. Mas a encheção de saco, que ainda persiste, valeu a pena. Fred e Gomez, os vice-campeões emplacaram um Chateau Lascombes 2003, 91 WS que estava maravilhoso. E o vinho que foi quase unânime da dupla vencedora, foi nada menos que um Chateau Pavie 2003, 96 pontos WS. Um legítimo Bordeaux, maravilhoso, perfeito. E arrisco-me a dizer que foi o melhor vinho que tomamos até hoje na confraria.

Com isto, encerramos mais uma etapa, a penúltima do ano. A última, porém, promete ser, além de diferente, muito empolgante. Teremos a presença das mulheres de todos os confrades e assim sendo, começaremos, para comemorar o ano, com Champanhes e depois iremos para um belíssimo desfile de Brunellos. O problema é não sobrar ninguém pra contar estória depois...


CHEERS!!

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Catálogos e News das Importadoras - Novembro/09

Recebi recentem,ente uma “revista” da World Wine bem interessanten e que foge do padrão das malas diretas que as importadoras costumam enviar. A revista, chamada “World Wine Desgusta”, é uma edição especial aos vinhos franceses.

Ela começa falando da histórica safra de 2005, explicando os motivos pela quais ela é considerada uma safra extremamente especial (e cara!). Fala por exemplo que em Bordeaux, tivemos 8 vinhos que mereceram 100 pontos da Wine Spectator.

Traz uma outra seção com harmonizações de alguns vinhos franceses do catálogo deles, feitas por importantes chefs, como Benny Novak (ICI Bistrô), Laurent Hervé (EAU – Hyatt), Olivier Anquier e Sabastian Cassi (Le Buteque). Além disto, traz uma entrevista com François Perrin, proprietário do Chateau de Beaucastel e Dominique Laurent, um dos negociants mais famosos do mundo, que tem suas raízes na Borgonha.

Além disto, é claro, tem alguns vinhos especiais em oferta, afinal, o catálogo é de uma importadora, né? Mas de todos os que eu tenho recebido, certamente este foi o catálogo mais equilibrado entre conteúdo e ofertas.

Se todos fossem assim, seria bem melhor...


CHEERS!!

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Novidades da Viu Manent

A competente vinícola chilena Viu Manent, sobre a qual já falei algumas vezes aqui no blog, prepara algumas surpresas para o enófilos. A primeira delas é o lançamento do Pinot Noir da linha Secreto, a linha básica da vinícola, mas nem por isto de qualidade inferior. Pelo contrário: Muitas vinícolas investem pouco em seus vinhos básicos, resultando em vinhos demasiadamente simples e sem expressão. Os Secretos são vinhos muito agradáveis (Já tomei o Syrah e o Carmenère) e bem estruturados. Agora, o Pinot Noir vem para dar um pouco mais de delicadeza à esta linha, que tem rótulos bem diferentes e interessantes.

A outra novidade fica por conta de um movimento que muitas vinícolas argentinas e chilenas estão fazendo. Já que a Viu Manent é conhecida por fazer o melhor Malbec do Chile, nada mais justo que atravessar a cordilheira e se aventurar em terras argentinas. Si, eles estão fazendo seu primeiro vinho argentino, com uma casta que conhecem muito bem. E o resultado deste projeto chama-se VIBO, um Malbec que promete deixar muitos concorrentes pra trás.

E quem sabe não resolvem fazer na Argentina o que fizeram no Chile? Vai que eles resolvem fazer o melhor Carmenère argentino??? Vamos esperar e conferir.


CHEERS!!